O chocolate pode levar seu cão a morte, dependendo da quantidade que ele ingerir.
Nem sempre o que um ser humano ingere faz bem aos cães. Cachorros e as pessoas são diferentes em muitas coisas. Por exemplo, os cachorros podem correr na neve o dia inteiro descalços e isso não lhes traz nenhum problema. As pessoas, por outro lado, podem correr descalças na neve por 30 segundos antes de o pé começar a doer. E existem ainda diversas diferenças, além desta.
Um componente químico chamado teobromina, existente no chocolate, causa intoxicação nos cães. A teobromina é semelhante à cafeína. sendo que a teobromina é tóxica para um cachorro quando ele ingere de 100 a 150 mg por quilograma de seu peso corporal..
Tipos diferentes de chocolate contêm quantidades diferentes de teobromina: embora fossem necessários 600 ml de leite achocolatado para matar um cachorro de nove quilos, uma quantidade de apenas 56 gramas de chocolate Baker's ou 170 gramas de chocolate amargo já seriam suficientes para levar esse mesmo cachorro a morte. Não é difícil para um cachorro achar uma cesta cheia de ovos de Páscoa ou docinhos de chocolate e devorar meio quilo ou um quilo de uma vez só. Se estivermos falando de um cachorro pequeno, isso será letal.
O fato é que envenenamento por chocolate não é tão incomum quanto parece. Para um ser humano, a cafeína é tóxica em níveis de 150 miligramas por quilograma de peso corporal. O mesmo vale para cachorros! Nós geralmente pesamos muito mais do que cachorros, mas não é tão difícil crianças pequenas terem problemas com cafeína ou chocolate se exagerarem na dose. Os bebês são especialmente vulneráveis porque não eliminam a cafeína da corrente sangüínea tão rapidamente quanto os adultos.
Quando acontecer de você suspeitar que seu cão comeu uma quantidade excessiva de chocolate, é melhor procurar um veterinário.
A Teobromina isolada apresenta-se na forma de um fino pó branco, inodoro e amargo. Encontrada no cacau e no chocolate, pode ser consumida pelos humanos em grande quantidade, não constituindo grande perigo para a saúde. Contudo pode ser letal para alguns animais, caso dos cães e cavalos, devido à sua menor velocidade de metabolização. Consegue ainda provocar mutações em bactérias e em alguns eucariontes inferiores, mas não em eucariontes superiores.
A Teobromina possui propriedades diuréticas e vasodilatadoras, sendo ainda um estimulante cardíaco. Não possui contudo propriedades estimulantes (como a cafeína ou a teofilina, por exemplo).
Notes on Chocolate Toxicity in Dogs
by Bonnie Dalzell, MA