domingo, 8 de março de 2015

ADESTRAMENTO ANIMAL






Para educar seu cachorro  ou adestrar, é necessário saber como a mente de seu animal funciona. Muitos dos comportamentos de seu cachorro são simplesmente respostas as atitudes de seu dono.
O adestramento animal tem sua base na psicologia behaviorista, cujo objetivo teórico é o controle  e a previsão do comportamento.
O mecanismo de aprendizagem utilizado é o condicionamento operante, que funciona como uma modelagem, responsável por tudo o que os cães aprendem a fazer.  Reforços positivos e negativos são aplicados ao animal de acordo com cada comportamento que este apresenta durante o adestramento.
Quando o cachorro apresenta um comportamento como por exemplo, rasgar, roer objetos, plantas, ele  faz isso para se divertir, ou até para que você olhe para ele e lhe dê atenção. Neste momento, a sua reação ao comportamento de seu cão é fundamental, para que ele não repita o ato em outra ocasião.
Imediatamente após um comportamento de seu cachorro, que você quer extinguir, você pode fazer uso da repreensão e em seguida ensinar outras opções de diversão que você aprova.
Se  um comportamento de seu cão foi para chamar a sua atenção, tipo pular em você, demonstre total desinteresse, vire de costas para ele e em absoluto silêncio, ignore o comportamento dele. Se neste  momento você reprendê-lo estará reforçando positivamente o comportamento dele, que entenderá a repreensão como atenção. Você deve sem falar nada, colocar o cachorro, por alguns poucos minutos em completo isolamento, sem contato visual. Desta forma ele vai associar que toda vez que se comportar desta forma terá o mesmo resultado. Isso deve ser repetido toda vez que seu cachorro se comportar deste modo. 
Adestrar é extinguir certos comportamentos indesejados e ensinar outros, mas esse processo exige paciência e repetições das lições.
E interessante que o adestramento seja implantado assim que seu filhote chegar em sua casa. Ele deve aprender questões de hierarquia, como quem manda ali e  certos comandos a serem obedecidos ou respeitados.
O que não se deve fazer quando se quer ensinar (adestrar) um cão:
Bater no cão; deixá-lo sozinho sem contato visual com pessoas por muitas horas seguidas; fazer provocações ou deixá-lo preso na corrente ou no canil. Esfregar o nariz dele no xixi ou bater nele com jornal, ... isso só o deixará confuso e assustado.


Resultado de imagem para fotos para copiar de adestramento canino

Nenhum comentário:

Postar um comentário